Blocos de termoargila são comumente confundidos com blocos cerâmicos simples. Acontece que, no processo de fabricação da termoargila, a argila é misturada a outros agregados miúdos (partículas de poliestireno expandido ou outros materiais granulares). Estes agregados, por sua vez, desempenham um papel fundamental na produção dos blocos de termoargila uma vez que, durante seu processo de cocção (acima de 900 °C), os mesmos evaporam deixando uma série de vazios que por sua vez proporcionam uma maior porosidade ao material se comparado aos tijolos de argila comum, diminuindo a densidade relativa e tornando-os mais leves (por este motivo, em alguns países estes blocos são conhecidos como blocos de argila expandida). Somado a isso, a alta porosidade adquirida contribui para um melhor desempenho térmico e acústico do material, tornando-o muito mais vantajoso se comparado a outros materiais similares.
Embora se sabia que os tijolos de termoargila tenham sido utilizados por primeira vez na Alemanha, ao longo do século XX esta solução construtiva se difundiu rapidamente entre outros países da Europa como a Espanha, Itália, Dinamarca, Áustria e Suíça. Na Espanha, por exemplo, em 1988 foi fundado o chamado “consorcio termoarcilla”, uma associação que além de englobar todos os principais fabricantes de blocos de termoargila, é responsável pelas regulamentações dos produtos e pela difusão e promoção do desenvolvimento tecnológico desta solução construtiva no país.
- Artigo relacionado:
Paredes de tijolos à vista: dicas e tratamentos de manutenção
Uma das principais características que distinguem este tipo de bloco cerâmico é a sua geometria, determinada por uma estrutura celular interior de trama nervurada, a qual pode ser vista em suas extremidades. Durante o processo de construção, estas nervuras servem para travar um bloco no outro, ficando ocultas no interior da parede além de proporcionar uma maior resistência à parede ou muro.
Por outro lado, quando os requisitos estruturais assim o permitem, estes blocos também podem ser assentados de forma rotacionada, ou seja, com as nervuras aparentes, revelando a textura peculiar das extremidades do bloco. Neste caso, as nervuras costumam facilitar a adesão do reboco, ou simplesmente são deixadas aparentes como solução de acabamento final.
Para ilustrar algumas das possíveis formas de se apropriar de uma estrutura de blocos de termoargila aparente, compilamos uma lista de setes projetos que fazem uso desta solução construtiva de formas muito inovadoras.
Casa Ladrillo / LETH & GORI
- Localização: Nyborg, Dinamarca
- Ano: 2014
Can Xomeu Rita / Marià Castelló Martínez
- Localização: Formentera, Espanha
- Ano: 2016
Reforma em uma Estação Enológica / Aulets Arquitectes
- Localização: Felanich, Espanha
- Ano: 2017
Arquivo Municipal / Aulets Arquitectes
- Localização: Felanich, Espanha
- Ano: 2018
Apartamento 313 Bloques / Odyndoodnoho
- Localização: Kiev, Ucrânia
- Ano: 2020
O78! / David Martínez | Tangram Arquitectura + Diseño
- Localização: Zaragoza, Espanha
- Ano: 2020
Casa en Fanø / lenschow & pihlmann
- Localização: Fanø, Dinamarca
- Ano: 2020
- Artigo relacionado:
O que são e para que servem os tijolos refratários?
Saiba mais sobre obras de arquitetura em tijolo ou acompanhe a nossa lista de melhores artigos sobre a arquitetura em tijolo